quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Pauta - Matéria sobre o PTI

A matéria abordará um histórico e dados do Parque Tecnológico Itaipu. No 1º Link será abordado a Estação Ciência, espaço de atendimento a crianças e no 2º link, a Incubadora Empresarial Santos Dumont, onde ficam as empresas incubadas do PTI.

Fonte1 - Diretor Superintendente da Fundação Parque Tecnólogico Itaipu – FPTI, Juan Carlos Sotuyo.
Data: Sem definição.

Fonte2 – Bolsista do módulo de Informática, Marlon de Assis.
Data: 03 de set. até às 11:30, na Estação Ciência.

Fonte3 - Assistente administrativa, da Incubadora Santos Dumont, Angela Cristina Mensch.
Data: 03 de set. depois das 14:00hs, no EDE.

PTI gerando conhecimento e renda na região


Os alojamentos que abrigaram os trabalhadores na construçaõ da Usina de Itaipu, hoje, é o Parque Tecnológico Itaipu – PTI.
O PTI é um centro de pesquisa inovador, que congrega projetos e programas voltados para a geração de emprego e renda, geração e distribuição do conhecimento, desenvolvimento e transferência de tecnologia.
Criado pela Itaipu Binacional em 2003, o parque é administrado pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu – FPTI – Brasil.
Atualmente abriga funcionários, estagiários, colaboradores, pesquisadores, empresários, parceiros, professores e acadêmicos, dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Ciência da Computação e Matemática, do campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
Para o Diretor Superintendente da FPTI, Juan Carlos Sotuyo, um dos objetivos é formar pessoas com pensamentos diferente e que possam aplicar na região, os conhecimentos adquiridos no parque.
Além de apoiar trabalhos científicos, por meio de financiamentos do Programa de Desenvolvimento Tecnológico Avançado (PDTA), aonde em 2006, foram financiadas 76 bolsas de iniciação científica e alguns dos bolsistas atuam na Estação Ciência.
O PTI também mantém o Espaço de Desenvolvimento Empresarial – EDE, onde funcionam empresas que atuam nas áreas de informática, desenvolvimento e consultoria em software livre e sistemas para Internet, e prestadoras de serviços para turismo, comunicação e geoprocessamento.

Incubadora Empresarial Santos Dumont
Foi criada para dar suporte a novos empreendimentos, estimulando e apoiando o seu desenvolvimento, consolidação e interação com o meio empresarial e científico.
Para ingressar na incubadora empresarial é preciso elaborar um plano de negócio, que irá passar por uma avaliação.
Durante a incubação é oferecido área física, infra-estrutura básica
e tecnológica, consultoria,
apoio no desenvolvimento de produtos e negócios, acesso e proximidade à áreas de pesquisa e empresários.
De acordo com a assistente administrativa, Angela Cristina Mensch, as vantagens para se instalar são as despesas reduzidas, como aluguel de equipamentos, curso de consultoria, feiras e eventos, acesso a fundo perdido, rede de contatos e capacitação dos empreendedores.
Atualmente conta com 12 empresas incubadas, 5 na área de informática, 2 na prestação de serviços de para turismo, comunicação, geoprocessamento, e 3 não residentes que atua na área ambiental.


Estação Ciência

É um espaço de educação científica e de interatividade, que atende crianças e adolescentes da rede pública de ensino. A Estação Ciência tem capacidade para receber diariamente 60 alunos, e durante a visita os alunos passam pelos módulos de matemática, informática, física e biologia, além de conhecerem uma estufa com plantas medicinais, monitorados por alunos da Unioeste que são bolsistas da estação. O acadêmico de ciência da computação, Marlon de Assis, é o bolsista responsável pelo módulo de informática e acredita ser interessante passar para as crianças a função de cada peça nos computadores, “quando estou explicando todas ficam atentas e fazem perguntas, isso mostra que elas estão gostando da visita”. Na recepção das crianças são desenvolvidas algumas atividades lúdico-educativas, com a presença dos personagens Zé Fumaça e da cientista Maria Curiosa.






Site de Webjornalismo

http://www.webjornalismo.com

- Na página inicial tem os últimos artigos publicados pela equipe e notícias.
- Tem um link com um breve histórico do webjornalismo.
- No link “mais artigos” tem 4 idiomas, o que é interessante aonde pessoas de outros paises possam também acessar o site.
- Link com dicas de livros de webjornalismo, revistas, weblogs, jornais e etc.
Responsável - João Manuel Messias Canavilhas
Licenciado em Comunicação Social - Universidade da Beira Interior (Covilhã).
DEA em Comunicación Audiovisual y Publicidad - Universidad de Salamanca.
Doutorando em Comunicación, Cultura y Educación - Universidad de Salamanca.

http://www.facom.ufba.br

Faculdade de Comunicação - Universidade Federal da Bahia
Um site bem dinâmico para alunos de comunicação, nele á abordado concursos, trabalhos científicos, apresentação dos laboratórios da faculdade, ensino ofertado e pesquisas.

http://www.supers.com.br
Um site para divulgação de trabalhos de músicos, quadrinhistas, cineastas e artistas em geral. Surgiu no princípio de que a internet é o meio mais eficiente para divulgar a produção de artistas independentes, que não têm muito espaço na mídia.
Um site de webjornalismo cultural.