quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Acessibilidade do webjornalismo

Popularização de matérias fortalecem a informação

Muitas pessoas mesmo com a correrria do dia-a-dia, não abrem mão de se informarem dos acontecimentos da região em que vive e do mundo, por isso quando estão com um tempo livre procuram ler matérias, mas com um certo erro, pulando parágrafos ou leiam o começo e vão direto para o final do texto.

Mas isso está mudando, com o advento do webjornalismo muitas pessoas deixaram de lado o impresso e partiram para a leitura on-line. Não estão abandonando o impresso mais estão alternando a leitura, como é ocaso do analista de TI, Alexandre Martins, ele lê todos os dias matérias on-line, afirmando que a informação é mais atualizada, pode ser acessada com mais agilidade e dependendo do assunto o jornalista pode alterar o conteúdo para os leitores a qualquer instante fazendo a notícia ser mais interessante.

Questionado sobre o que está faltando no webjornalismo, ele conclui “precisa trabalhar mais a interatividade e não esquecendo da veracidade da notícia, que é algo que procuramos ao lermos um jornal”.

Com um mundo globalizado cada pessoa deve buscar o máximo dos acontecimentos para não ficar desatualizado, e para atender a demanda de fatos, vários jornalistas já estão inseridos em novas mídias.

Seguindo essa linha de comunicação o jornalista e editor dos sites H2FOZ e MEGAFONE, Alexandre Palmar, pensou em uma nova alternativa de trabalho, um portal de notícias da cidade, pois, o jornal o qual ele trabalhava fecharia a sucursal na fronteira.

A internet é um veículo que retrata agilidade, com tendência de textos com parágrafos curtos, mas para Palmar boas histórias não impedem a produção de longas e profundas reportagens para a internet, evidenciando a qualidade para segurar o internauta na leitura, “a disputa por leitores é muito grande na web”.

Nas matérias virtuais a possibilidade de usar como apoio número sem limites de fotos, criar conteúdo próprio, vídeos e áudios e acesso a outras páginas por meio dos links facilita e torna o webjornalismo atraente.

Para se obter bons resultados e contribuir os acessos as notícias, a interatividade entre o leitor e o jornalista é algo que aumenta cada vez mais a colaboração, para serem efetuadas mudanças em eventuais erros, distorções ou manipulação da mensagem.

De acordo com o Palmar, os leitores têem todo o direito a opinar, podendo acionar o jornalista apontando seu ponto de vista, mas tem receio dos que utilizam a interatividade de forma ânonima, e afirma “a crítica perde o valor”.

sábado, 24 de novembro de 2007

Feliz Ano Velho


Ler é sempre bom, por isso estou indicando um dos livros que li em 2007.

Um livro autobiográfico, publicado pela 1ª vez em 1982, relata o acidente que deixou Marcelo Rubens Paiva, tetraplégico, poucos dias antes do Natal de 1979. Durante um passeio com os amigos, Marcelo, de farra, resolve dar um mergulho no lago.
Marcelo conta no decorrer das páginas seus 12 meses intermináveis na UTI, o sofrimento de usar um colete de ferro, a descoberta de que teria como extensão do seu corpo uma cadeira de rodas, a visita dos amigos no hospital.
Mas no meio do sofrimento o amor pela mãe, as festas, histórias bizarras dos amigos que não o abandonou, após o acidente.
Também aborda a situação política do fim dos anos 70 e início dos 80 - época da ditadura militar - e o desaparecimento de seu pai, o deputado federal Rubens Paiva.
Vencedor do Prêmio Jabuti em 1983 e publicado na Itália, Argentina, Espanha, Alemanha e Estados Unidos, "Feliz Ano Velho" também foi levado ao cinema e ao teatro.

Um livro que nós faz refletir sobre a vida, uma relação da tragédia e humor. Se você gosta de passar um tempo ou a madrugada lendo, não perca essa indicação vale a pena.

Boa leitura!

Frases de jornais cariocas

Afloramento da cultura Carioca
Pérolas dos jornais cariocas

FRASES PUBLICADAS EM ALGUNS JORNAIS, NOS ÚLTIMOS MESES, NO RIO DE JANEIRO.
1. "A nova terapia traz esperanças a todos os que morrem de câncer a cadaano." (Na cova?) - Jornal do Brasil.
2. "Apesar de a meteorologia estar em greve, o tempo esfriou ontemintensamente" (O frio não estava filiado ao sindicato grevista) - O GLOBO.
3. "Os sete artistas compõem um trio de talento." (Hã?) - EXTRA.
4. "A vítima foi estrangulada a golpes de facão.". (uma nova modalidade de estrangulamento) - O DIA
5. "Os nossos leitores nos desculparão por esse erro indesculpável.". (De modo algum!) - O GLOBO.
6. "No corredor do hospital psiquiátrico os doentes corriam como loucos.". (naturalmente...) - O DIA.
7. "Ela contraiu a doença na época que ainda estava viva.". (Jura?) - JORNAL DO BRASIL.
8. "Parece que ela foi morta pelo seu assassino.". (Não diga!) - EXTRA.
9. "Ferido no joelho, ele perdeu a cabeça.". (Espera, onde foi o machucado mesmo?) - O DIA.
10. "O acidente foi no triste e célebre Retângulo das Bermudas." (Gente, mas até ontem era um triângulo!) - EXTRA.
11. "O tribunal, após breve deliberação, foi condenado a um mês de prisão." (E será que ele tem cela especial?) - O DIA.
12. "O velho reformado, antes de apertar o pescoço da mulher até a morte, sesuicidou." (Seria a volta dos mortos-vivos?) - O DIA.
13. "A polícia e a justiça são as duas mãos de um mesmo braço."(Que aberração!) - EXTRA.

14. "Depois de algum tempo, a água corrente foi instalada no"."Cemitério, para a satisfação dos habitantes." (Água no além para purificar as almas...) - JORNAL DO BRASIL.
15. "Há muitos redatores que, para quem veio do nada, são muito fiéis àssuas origens." (Do pó ao pó...) - O GLOBO.
16. "O aumento do desemprego foi de 0% em novembro."(Onde vamos parar desse jeito?).
17. "O presidente de honra é um jovem septuagenário de 81 anos."(Esse aí não sabe nem o que está falando!).
18. "Quatro hectares de trigo foram queimados. A princípio, trata-se de umincêndio." (Ah, bom achei que fosse uma churrascada!).
19. "Na chegada da polícia, o cadáver se encontrava rigorosamente imóvel." (Viu como ele é disciplinado?).
20. "O cadáver foi encontrado morto dentro do carro."(Sem comentários)
21. "Prefeito de interior vai dormir bem, e acorda morto." (acorda?)

Autor desconhecido

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Vôos da vida

Que não possamos estar aprisionados
Mas, sim livres para percorrer caminhos
Ainda não trilhados, em um momento incerto
Buscando novos horizontes em conquistas, perdas,
Procuras, ou simplesmente em inquietações num
Vôo de liberdade

Verdades, mentiras, dúvidas.
Natural, a vida é imprevisível.
Lugares, distantes podemos alcançar.
O que irá nos fazer chegar não será
O orgulho, mas a vontade de conseguir um
Vôo perfeito.

Em bando ou sozinho,
Destino certo ou sem rumo.
Certeza que algum lugar chegaremos,
Para o bem ou mal
Algo tiraremos de experiência.
Seja vida ou morte
Devemos arriscar um
Vôo duvidoso.



Escrevi esse poema em um domingo inspirador.
Enquanto não me vem novas inspirações acesse o site da Associação Guatá cultura em movimento e confira alguns trabalhos realizados por alguns feras no assunto.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Jor 2005 - 2008: Essa sim é a turma!!!


Te pergunto, você conhece alguém dessa turma? Logo, vem a resposta, alguém dizendo – Sim, certeza, claro, como não, vários. Pois é, pode ser de algum veículo de comunicação porquê estamos infiltrados em todos ou da rua, do supermercado, eventos, congressos, festas, pizzarias porquê essa galera adora, ops agora também do shopping.
Desde 2005, foram muitas festas, discussões, debates, críticas, criações, gargalhadas, conversas nas escadas e no pátio da facul junto com as queridas pombas. Ah muitos churras, noite do pão com mortadela, alguns chiliques, teatrinhos valendo nota, mas tudo com certeza é válido para nós sermos jornalistas entendedores de “tudo”.
Nesses 3 anos de convivência valeu tudo, acredite até as brigas, pois é com elas que crescemos, nelas que podemos descobrir aonde estamos errando e tentar mudar.
Alguns que nessa turma passaram, ficaram no caminho, mudaram de cursos, mas com certeza pelo pouco que aqui estiveram, ah certeza que deixaram lembranças boas, engraçadas e de amizades.
Para os que continuam na turma.
GALERA está na hora de correrermos atrás do prejuízo, o semestre está acabando trabalho, prova, quem poderá nos socorrerrrrrrrrrrr.

AdOrO cada um independente dos tique nervoso de vocês.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

II Festa Kitsch

Se você não quer ficar em casa na véspera de feriado, participe da 2ª edição da FESTA KITSCH, com organização dos acadêmicos de Comunicação Social da UDC, o evento será realizado no dia 15 de novembro, na Mansão Green music hall.

Na 1ª edição, em 2002, a verba arrecadada foi revertida para o tratamento médico de uma aluna com leucemia, já nessa 2ª edição, o dinheiro arrecadado será destinado ao Lar de Apoio as Crianças e dolescentes de Foz do Iguaçu (LACA), uma entidade filantrópica, que contribui com assistência a criança e ao adolescente e famílias portadoras do vírus HIV/aids.

No dia da festa não é necessário usar traje, mas quem estiver a caráter concorrerá a prêmios, entre eles, um aparelho de DVD, MP3 e câmeras digitais. E a música fica por conta das Bandas Corleone, Epidemic e do DJ Caê.

No dia 05 de novembro, os acadêmicos e professores participaram do desfile promocional da festa, com roupas irreverentes, brincos grandes, roupas coloridas, calça boca de sino e muito brilho.
E agora, participar é só adquirir os ingressos antecipados, com os acadêmicos de Jornalismo, Publicidade & Propaganda e Relações Públicas da UDC. O valor é R$ 10,00 , no dia o ingresso custará R$ 15,00 reais.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Semana de sensiblização conscientiza sobre questões ambientais

Com o objetivo de sensibilizar sobre a importância da separação de resíduos e cuidados com o meio ambiente, o Parque Tecnológico Itaipu - PTI, realizou uma semana de sensibilização, para conscientizar as pessoas que circulam pelo parque. Por meio de atividades educativas, lúdicas e artísticas, foram debatidos vários temas que abordam questões socioambientais, como reciclagem, separação correta do lixo, sustentabilidade e aquecimento global.
A programação da Semana de Sensibilização do PTI foi coordenada pela empresa Educare e contou com a apresentação de curtas- metragens, palestras, exposições, oficinas de água e cidadania, bazar e peças teatrais vindas da França e Uruguai. E, durante a semana também foi promovida a visita do "Dedo Duro e seus Agentes", nas salas de trabalho para conferir como estava a separação dos resíduos. Quem não estava cumprindo as exigências foi orientado sobre como separar o lixo adequadamente.


Resultado
A Semana de Sensibilização encerrou com a entrega de porquinhos de pelúcia para todas as pessoas que passaram pelo PTI e com a apresentação da Banda Corleone, que tem como componente um dos bolsistas da Estação Ciência, o acadêmico de administração André Luís da Luz.
Segundo o sócio da Educare, Moacir Ferreira, a Semana de Sensibilização teve um resultado produtivo. Ele destacou que esta foi uma ação inicial, organizada com a intenção de fazer com que as pessoas comecem a pensar sobre seus atos.
Uma das ações que mais chamou a atenção do público interno foi a exposição montada no corredor do Espaço Acadêmico. Segundo a estagiária da Educare, Daniela Schlogl, as pessoas que passavam pelo corredor questionavam o porquê da exposição e queriam saber o significado.
"As pessoas têm que refletir sobre o aproveitamento de alguns materiais e tentar fazer com que cada um comece a mudar os seus hábitos. Cuidar do patrimônio onde trabalha e estuda já faz uma grande diferença e o meio ambiente agradece", explicou Moacir.