quarta-feira, 18 de junho de 2008

Kasato Maru no tootyaku wa kyou de 100 shunen


Japoneses viajaram 52 dias no navio Kasato Maru e desembarcaram na cidade de Santos, em São Paulo. Com o objetivo de trabalhar nas terras férteis do Brasil. Essa façanha deu tão certo, que muitos enriqueceram com a agricultura e permanece há gerações no Brasil.
A partir, dos anos 80 a economia do Brasil não era a das melhores e foi aí, que muitos descendentes de japoneses, fizeram o caminho inverso, nascendo a comunidade brasileira no Japão.
Hoje, o Brasil é o país que mais abriga japoneses fora do Japão. Essa cultura só tem a agregar valores a nós, pois com eles trouxeram a arte, costumes e conhecimentos que contribui muito para o nosso país.
E para comemorar os 100 anos da imigração japonesa, o que temos a desejar a eles é:
Parabéns pela coragem e determinação dos nossos queridos Ching Ling. Conheço vários japoneses, nisseis, sanseis, dekasseguis e posso dizer que são todos maravilhosos.
Um povo educado, prestativo, inteligente e persistente, e aquilo que buscam é sempre conquistado.


Traduções:
Título:
Chegada do Kasato Maru completa 100 anos hoje.
Sanseis: são os netos dos imigrantes japoneses que vieram para o Brasil.
Nisseis: filho de japonês nascido na América
Dekasseguis: brasileiros, descentes de japoneses que emigram para o Japão.



quinta-feira, 12 de junho de 2008

Feliz Dia dos Namorados!

Cheguei no trabalho e me disserem se eu já tinha
dado Feliz Dia dos Namorados!
Parei, pensei, e: Nossa! Hoje é dia dos namorados.
Quem é namorado mesmo? Ah! Como podia me esquecer
é o Pseudopercis numida mais conhecido como peixe namorado.
É aquele peixe de águas tropicais, pode ser encontrado em todo o litoral brasileiro, vivendo em fundo arenoso de águas profundas. Chega até um metro de comprimento. Alimenta-se de crustáceos e pequenos peixes. Tadinho! Como pude esquecer do niver dele.


Glup, glup... Querido!

terça-feira, 10 de junho de 2008

Foz do Iguaçu 94 anos


Foz do Iguaçu, hoje com uma população estimada em 311.336 habitantes, completa seus 94 anos bem vividos.Uma das cidades mais cosmopolita do Brasil é visitada e admirada por várias nações.

Localizada na região oeste do Paraná, sobrevive do turismo, mas abriga cinco faculdades e uma universidade, dando assim, um suporte para os novos profissionais da região.

Então! Parabéns Foz, por mais um aninho de vida e que venha, ainda muitas conquistas para os iguaçuenses que ainda acreditam nessa terra.


Histórico

Segundo dados da prefeitura de Foz, em 1542, o espanhol Álvar Nuñes Cabeza de Vaca, chegou ao rio Iguaçu e por ele seguiu guiado por índios Caiaganges, atingindo as Cataratas, batizando o Paraguai, ficando o registro de que foi o "descobridor" das Cataratas.
Em 1881, Foz do Iguaçu recebeu seus dois primeiros habitantes, o brasileiro Pedro Martins da Silva e o espanhol Manuel Gonzáles. Pouco depois chegaram os irmãos Goycochéa, que começaram a explorar a erva-mate. Oito anos após, foi fundada a colônia Militar na fronteira - marco do início da ocupação efetiva do lugar por brasileiros e do que viria a ser o município de Foz do Iguaçu.

Em 1910 a Colônia Militar passou à condição de "Vila Iguassu", distrito do Município de Guarapuava. Dois anos depois, o Ministro da Guerra emancipou a Colônia tornando-a um povoamento civil entregue aos cuidados do governo do Paraná, que criou então a Coletoria Estadual da Vila. Em 14 de março de 1914, pela Lei 1383, foi criado o Município de Vila Iguaçu, instalado efetivamente no dia 10 de junho do mesmo ano, com a posse do primeiro prefeito, Jorge Schimmelpfeng, e da primeira Câmara de Vereadores. O município passou a denominar-se "Foz do Iguaçu", em 1918.

domingo, 1 de junho de 2008

Metade do ano

Galera! Olha só, estamos na metade do ano.
Você já parou para pensar em tudo o que
pediu na virada de ano? Será que já realizou
todos os seus projetos, ou metade deles.

Pois é, está na hora de reavaliar, se está tudo ocorrendo
como você gostaria. Afinal, mais seis meses e zéfin 2008.


Ótimo semestre a todos!