terça-feira, 10 de junho de 2008

Foz do Iguaçu 94 anos


Foz do Iguaçu, hoje com uma população estimada em 311.336 habitantes, completa seus 94 anos bem vividos.Uma das cidades mais cosmopolita do Brasil é visitada e admirada por várias nações.

Localizada na região oeste do Paraná, sobrevive do turismo, mas abriga cinco faculdades e uma universidade, dando assim, um suporte para os novos profissionais da região.

Então! Parabéns Foz, por mais um aninho de vida e que venha, ainda muitas conquistas para os iguaçuenses que ainda acreditam nessa terra.


Histórico

Segundo dados da prefeitura de Foz, em 1542, o espanhol Álvar Nuñes Cabeza de Vaca, chegou ao rio Iguaçu e por ele seguiu guiado por índios Caiaganges, atingindo as Cataratas, batizando o Paraguai, ficando o registro de que foi o "descobridor" das Cataratas.
Em 1881, Foz do Iguaçu recebeu seus dois primeiros habitantes, o brasileiro Pedro Martins da Silva e o espanhol Manuel Gonzáles. Pouco depois chegaram os irmãos Goycochéa, que começaram a explorar a erva-mate. Oito anos após, foi fundada a colônia Militar na fronteira - marco do início da ocupação efetiva do lugar por brasileiros e do que viria a ser o município de Foz do Iguaçu.

Em 1910 a Colônia Militar passou à condição de "Vila Iguassu", distrito do Município de Guarapuava. Dois anos depois, o Ministro da Guerra emancipou a Colônia tornando-a um povoamento civil entregue aos cuidados do governo do Paraná, que criou então a Coletoria Estadual da Vila. Em 14 de março de 1914, pela Lei 1383, foi criado o Município de Vila Iguaçu, instalado efetivamente no dia 10 de junho do mesmo ano, com a posse do primeiro prefeito, Jorge Schimmelpfeng, e da primeira Câmara de Vereadores. O município passou a denominar-se "Foz do Iguaçu", em 1918.

Nenhum comentário: