sábado, 2 de janeiro de 2010

Uma Argentina desconhecida pelos brasileiros

Uma expedição desbravou por três dias os atrativos turísticos das Províncias de Salta e Jujuy

 Uma Comitiva de jornalistas partiu de Foz do Iguaçu, rumo as Províncias de Salta e Jujuy, na Argentina. O grupo participou de um Fam Tour a convite da Andes Líneas Aéreas com o objetivo de explorar os pontos turísticos poucos visitados por brasileiros.

Os destinos ficam localizados a duas horas de voo de Foz do Iguaçu, com lugares singulares para quem gosta de desfrutar de paisagens, arqueologia, gastronomia com pratos exóticos de carne de llamas (animais típicos dos Andes) e queijo de cabra, e desafiar o organismo – com as altas altitudes -, essa é uma ótima opção de passeio.
A Província de Jujuy fica localizada ao noroeste da Argentina, com uma população de 690 mil habitantes, com uma extensão de 53.219km2, com variações de altitudes de 350 a 4.000 metros de altitude.
Chegando a San Salvador capital de Jujuy, fundada em 1.593, os profissionais encontraram algo diferente do Brasil, por lá, as ruas estão cheias de pessoas à noite, isso porque o horário comercial do período da tarde é das 17h às 22h, o que para quem trabalha é uma ótima saída para ir às compras. Sem contar que nas ruas secundárias não há sinalização, mas o trânsito flui normalmente sem estresse por trás do volante.
No dia seguinte, a agitada San Salvador foi deixada pra trás, e a expedição aportou pela Quebrada de Humahuaca, com uma temperatura média anual de 13. 2º C. Pela beleza de suas montanhas foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO, em 2 de Julho de 2003. Os paredões da quebrada com sua grandiosidade e rodeados por cactos faz com que o lugar se torne deslumbrante ao olhar do visitante.
Segundo o guia turístico Walter Mejide, de um lado da quebrada, está o deserto que unifica o Atacama, e do outro, a selva que faz parte da preservação da Amazônia.


Vilarejo em Jujuy


Jujuy Los Angeles - (Hotel e Restaurante)

Quebrada de Humahuaca
Seguindo a Ruta 9, é impossível não parar para registrar a grande atração da pequena cidade de Purmamarca, uma montanha multicolorida chamada de “Cerro de los Siete Colores” que com os diversos minerais presentes na rocha garantem cores com predominância do verde, ocre e vermelho. Que chama a atenção de quem passa pelo vilarejo.

"Cerro de los Siete Colores"



                                                "Cerro de los Siete Colores"


Ao longo do passeio, a equipe chegou a Tilcara, localizada a 80 km de Jujuy e está a 2.460 metros acima do nível do mar. O visitante tem a oportunidade de conhecer Pucara de Tilcara, as ruínas de um povo originário, com 1.500 habitantes que viveram por lá, há 10.000 D.C. Em anexo fica o jardim botânico com diversos tipos de cactos.

                        
                                              Pucara de Tilcara

Depois de passarem pelos Altos Del Morado, chegando a 4.170 metros acima do nível do mar, a Cuesta de Lipán, - visual deslumbrante com ruas em estilo ziguezague.


                                      
                                                       Altos Del Morado

                                         
                                                   Altos Del Morado

 
                                                    Cuesta de Lipán
A Ruta 52, dá espaço aos 12 mil hectares das Salinas Grandes, as terceiras maiores do mundo que representam uma imensidão de sal, que olhadas de cima, o chão de sal lembra hexágonos de uma bola de futebol, ao centro, piscinas utilizadas para a extração do produto.

Os habitantes das salinas vivem da comercialização de sal e da venda de artesanatos. Em frente ao deserto salgado, um restaurante curioso, aonde toda estrutura é de sal, desde as cadeiras até as paredes.

Salinas Grandes





A Província fica localizada no nordeste da Argentina, se limita com três países, o Chile, Bolívia e o Paraguai. A cidade encanta com sua rica gastronomia salteña – destaque para as famosas empanadas-, museus, praças, Catedral Basílica de Salta, artesanatos, e uma cidade rodeada por casarões antigos. Além das gigantescas formações rochosas do Anfiteatro.

Catedral Salta


Artesãos no Anfiteatro


Anfiteatro







Já os serviços hoteleiros, vão de pousadas a hotéis spas com diversos tratamentos para garantir a estadia dos turistas. Muitos deles com vistas para montanhas, lagos de águas cristalinas, vinhedos e paisagens de arrancar aplausos fazem com que Salta se torne uma cidade de parada obrigatória para quem busca uma viagem de aventura e também descansar com conforto.

Para a gerente de hotel, Verônica Velardo, a integração de Foz do Iguaçu é importante, pois poderá tanto importar turistas para Salta, como ser feito o caminho inverso. Ela revelou estar contente com a comitiva. “Com a vinda de vocês para a nossa cidade, esperamos receber muitos brasileiros por aqui”.





                          
                                                             Hotel Del Dique
 
 
Lhama



Rota do Vinho


Cafayate há 186 km da capital saltenã, com altitude de 1.700 metros de altitude, tem um clima característico, bastante seco, propício para os vinhedos. A cidade é uma referência em vinhos, com 12 mil habitantes, as vinícolas se misturam entre vales, quebradas e montanhas multicoloridas.
A rota das bodegas fascina os seguidores da arte do vinho. Como é o caso do jornalista, Caio Gottlieb que há 20 anos aprecia e busca informações, por meio de livros especializados sobre o assunto. Segundo Caio, a região está evoluindo na qualidade dos vinhos, pois, as bodegas visitadas estão presentes em uma excelente amplitude, solo argiloso que são fatores importantes para a produção de vinho.
Muitas vinícolas também dispõem de hospedagem. Os serviços oferecidos são de um verdadeiro requinte, tanto nos casarões luxuosos ou em hotéis spas inovadores com serviço de vinoterapia.




                          
                                           Patios de Cafayate - Hotel & Wine Spa

                          
                                       Patios de Cafayate - Hotel & Wine Spa


                                            
                                                La Casa De La Bodega






Um comentário:

Marcos Franco F. Oliveira disse...

Cara, curti muito tudo o que escreveu ai!
Um dia quero fazer o passeio que você fez. ^^