Foz do Iguaçu, hoje com uma população estimada em 311.336 habitantes, completa seus 94 anos bem vividos.Uma das cidades mais cosmopolita do Brasil é visitada e admirada por várias nações.
Localizada na região oeste do Paraná, sobrevive do turismo, mas abriga cinco faculdades e uma universidade, dando assim, um suporte para os novos profissionais da região.
Então! Parabéns Foz, por mais um aninho de vida e que venha, ainda muitas conquistas para os iguaçuenses que ainda acreditam nessa terra.
Histórico
Segundo dados da prefeitura de Foz, em 1542, o espanhol Álvar Nuñes Cabeza de Vaca, chegou ao rio Iguaçu e por ele seguiu guiado por índios Caiaganges, atingindo as Cataratas, batizando o Paraguai, ficando o registro de que foi o "descobridor" das Cataratas.
Em 1881, Foz do Iguaçu recebeu seus dois primeiros habitantes, o brasileiro Pedro Martins da Silva e o espanhol Manuel Gonzáles. Pouco depois chegaram os irmãos Goycochéa, que começaram a explorar a erva-mate. Oito anos após, foi fundada a colônia Militar na fronteira - marco do início da ocupação efetiva do lugar por brasileiros e do que viria a ser o município de Foz do Iguaçu.
Em 1910 a Colônia Militar passou à condição de "Vila Iguassu", distrito do Município de Guarapuava. Dois anos depois, o Ministro da Guerra emancipou a Colônia tornando-a um povoamento civil entregue aos cuidados do governo do Paraná, que criou então a Coletoria Estadual da Vila. Em 14 de março de 1914, pela Lei 1383, foi criado o Município de Vila Iguaçu, instalado efetivamente no dia 10 de junho do mesmo ano, com a posse do primeiro prefeito, Jorge Schimmelpfeng, e da primeira Câmara de Vereadores. O município passou a denominar-se "Foz do Iguaçu", em 1918.
Nenhum comentário:
Postar um comentário