quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Acessibilidade do webjornalismo

Popularização de matérias fortalecem a informação

Muitas pessoas mesmo com a correrria do dia-a-dia, não abrem mão de se informarem dos acontecimentos da região em que vive e do mundo, por isso quando estão com um tempo livre procuram ler matérias, mas com um certo erro, pulando parágrafos ou leiam o começo e vão direto para o final do texto.

Mas isso está mudando, com o advento do webjornalismo muitas pessoas deixaram de lado o impresso e partiram para a leitura on-line. Não estão abandonando o impresso mais estão alternando a leitura, como é ocaso do analista de TI, Alexandre Martins, ele lê todos os dias matérias on-line, afirmando que a informação é mais atualizada, pode ser acessada com mais agilidade e dependendo do assunto o jornalista pode alterar o conteúdo para os leitores a qualquer instante fazendo a notícia ser mais interessante.

Questionado sobre o que está faltando no webjornalismo, ele conclui “precisa trabalhar mais a interatividade e não esquecendo da veracidade da notícia, que é algo que procuramos ao lermos um jornal”.

Com um mundo globalizado cada pessoa deve buscar o máximo dos acontecimentos para não ficar desatualizado, e para atender a demanda de fatos, vários jornalistas já estão inseridos em novas mídias.

Seguindo essa linha de comunicação o jornalista e editor dos sites H2FOZ e MEGAFONE, Alexandre Palmar, pensou em uma nova alternativa de trabalho, um portal de notícias da cidade, pois, o jornal o qual ele trabalhava fecharia a sucursal na fronteira.

A internet é um veículo que retrata agilidade, com tendência de textos com parágrafos curtos, mas para Palmar boas histórias não impedem a produção de longas e profundas reportagens para a internet, evidenciando a qualidade para segurar o internauta na leitura, “a disputa por leitores é muito grande na web”.

Nas matérias virtuais a possibilidade de usar como apoio número sem limites de fotos, criar conteúdo próprio, vídeos e áudios e acesso a outras páginas por meio dos links facilita e torna o webjornalismo atraente.

Para se obter bons resultados e contribuir os acessos as notícias, a interatividade entre o leitor e o jornalista é algo que aumenta cada vez mais a colaboração, para serem efetuadas mudanças em eventuais erros, distorções ou manipulação da mensagem.

De acordo com o Palmar, os leitores têem todo o direito a opinar, podendo acionar o jornalista apontando seu ponto de vista, mas tem receio dos que utilizam a interatividade de forma ânonima, e afirma “a crítica perde o valor”.

2 comentários:

edla disse...

Oi Elianeeee!!!Como o orkut tá bem batido, quiz aproveitar nossa ferramenta para desejar a vc toda a felicidade do mundo nessas férias e que 2008 venha pra vc com muita paz e saúde pra vc e sua familia. BJOSSS

Carlos Luz disse...

oi Eliane....tudo bem???
um ótimo natal e um 2008 com muitas realizações e, principalmente, diplomados...
abração!!!